Pesquisar este blog

sábado, 19 de junho de 2010

Wikipédia e Wikcionário - Espaços de Autoria

Acredito que o preconceito muitas vezes é gerado pela falta de informação sobre. Engraçado como me recordo de algumas investidas na Wikipédia para ajudar-me em dado momento numa pesquisa. E, pasmem, nunca procurei saber sobre a Wikipédia.
Penso que o mundo virtual e nele inserido o principal protagonista – a Internet – não permite-nos abrir espaços para pensarmos em pequenos detalhes como o citado acima. Afinal, o fenômeno da rede mundial ganhou proporções antes inimagináveis. O fluxo de informação é surpreendente.
As fontes de pesquisas parece-me inesgotáveis. Fala-se de tudo um pouco. A Internet é incrível. O texto de Jaime Balbino pos-me a refletir sobre esta importante ferramenta contemporânea. A Wikipédia é sem dúvida uma enciclopédia mundial onde qualquer pessoa pode não só ler seu conteúdo, mas também pode – modificá-lo, acrescentá-lo retirá-lo, ligá-lo a outros documentos etc. A minha surpresa ainda reside no fato do poder fiscalizador pelos próprios usuários.
Ou seja, se determinada informação estiver errada o internauta pode corrigi-la; e mesmo que seja tachada de mentirosa, incluída possivelmente por vândalos ou desinformados, pode ser retirada.
Percebi também que a Wikipédia não deixa nada a desejar em relação às melhores enciclopédias mundiais. É de fato referência em pesquisa. Jaime é muito feliz quando nos lembra que o conhecimento é fenômeno social coletivo. Não é posse – propriedade de uma elite – da qual não se possa fazer parte. A dicotomia cultura popular X cultura do status quo não existe no universo wiki. O que existe é um grupo de pessoas que vivem e interpretam o mundo.
Wikipédia é isso – qualquer um tem propriedade para escrever sobre algo que deseje. E está em nossas mãos o poder de ajudar, ampliar e melhorar a Wikipédia. De repente eu posso descobrir algo que me interessa e usar o espaço wiki para desenvolvê-lo. Ou, poderia disponibilizar produções que julgar importante.
Pelo visto, as possibilidades no mundo wiki são inúmeras e possíveis. E se alguém me perguntar o que esta ferramenta tem a ver com educação e a melhoria para a prática docente, não vou titubear – tudo a ver.
LANDOALDO SCHER MOREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário